Um estudo realizado por pesquisadores da Unicamp revelou riscos no uso do adoçante sucralose em alimentos e sobremesas quentes. Ao ser aquecido o adoçante libera compostos tóxicos que se acumulam no organismo e são potenciais cancerígenos.
A venda e consumo de sucralose é liberado por órgãos regulamentadores como ANVISA, FAO e FDA. Este é o adoçante mais consumido no mundo.
O professor Rodrigo Ramos Catharino, que coordena o Laboratório Innovare de Biomarcadores da Unicamp, aponta para os riscos do consumo deste produto principalmente para os diabéticos que consomem diariamente:
“Os resultados da nossa pesquisa apontam dados novos na área de toxicologia de alimentos, indicando que a exposição crônica de seres humanos ao adoçante, caso, por exemplo, de diabéticos e de quem faz dietas especiais, pode causar efeitos nocivos à saúde. O uso deste edulcorante artificial merece, portanto, muita atenção dos consumidores, além do desenvolvimento de outras pesquisas por parte de órgãos de regulamentação”
Fonte:http://www.unicamp.br/unicamp/ju/651/pesquisa-alerta-para-adicao-de-sucralose-em-alimentos-quentes