Pesquisadores da Universidade de Berkeley descobriram que algumas bactérias intestinais surgiram muito antes dos humanos, a cerca de 15 milhões de anos atrás. A pesquisa foi publicada pela revista americana “Science”.
A pesquisa revela que estas bactérias age nas fases iniciais de desenvolvimento do intestino, e auxilia o sistema imunológico para combater os agente patógenos, podendo ainda afetar o humor e comportamento da pessoa.
Segundo os pesquisadores quando os seres humanos e os grandes primatas evoluíram a partir de um ancestral comum, as bactérias dos intestinos também evoluíram em diferentes linhagens.
“Nós sabíamos há algum tempo que os seres humanos e os nossos primos mais próximos, os grandes macacos, têm estas bactérias em seus intestinos”, diz Andrew Moeller, pesquisador da Universidade de Berkeley e um dos co-autores do estudo.
“A grande questão que queríamos responder era de onde vieram essas bactérias, se do nosso meio ambiente ou da nossa evolução, e por quanto tempo as linhagens foram mantidas”, acrescenta.
Para realizar a pesquisa foram analisadas amostras fecais de chimpanzés, bonobos e gorilas que vivem no estado selvagem na África, e pessoas nos Estados Unidos.
Fonte: G1