Cuidados na Compra e Armazenamento do Pescado

Essa semana começou a quaresma, onde muitas pessoas aderem ao consumo de peixe durante os quarenta dias ou apenas nas sextas-feiras.

O consumo de peixe tem uma série de benefícios a saúde, pois o pescado é um alimento que se destaca nutricionalmente quanto à quantidade e qualidade das suas proteínas, à presença de vitaminas e minerais e, principalmente, por ser fonte de ácidos graxos essenciais ômega-3 eicosapentaenoico (EPA) e docosaexaenoico (DHA). O consumo desses lipídios é associado à redução do risco de doenças cardiovasculares e a funções importantes nas fases iniciais do desenvolvimento humano.

O pescado porém, é um alimento muito sensível, e devemos ter alguns cuidados na compra, no preparo e no armazenamento, para evitar que ao invés de ter benefícios a saúde, você sofra uma contaminação alimentar.

No caso de peixes frescos devemos observar alguns sinais que demonstram que o peixe está saudável:

Aparência:ausência de manchas, furos ou cortes na superfície.
Escamas:bem firmes e resistentes. Devem estar translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes.
Pele:úmida, tensa e bem aderida.
Olhos:devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho.
Membrana que reveste a guelra(opérculo): rígida, deve oferecer resistência à sua abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos, cheios e fixos.
Brânquias:de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes, ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso).
Abdômen:aderidos aos ossos fortemente e de elasticidade marcante.
Odor, sabor e cor:característicos da espécie que se trata.
Conservação:deve ser mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.

Se a opção for pelo peixe congelado, também devemos ter atenção:

Conservação:verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.

Descongelamento:o descongelamento deve ser feito sob refrigeração, ou seja, na parte debaixo da geladeira de um dia para o outro. Na temperatura ambiente há multiplicação dos microorganismos e gera risco deste alimento estar contaminado mesmo após o cozimento.

Após ser temperado, tanto o peixe fresco quanto o congelado após degelo, devem ser mantido sob refrigeração e utilizado no máximo em um dia.

Fonte:http://www.anvisa.gov.br/hotsite/alimentos/pescados.htm
 http://periodicos.bc.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634613/2534

Compartilhe:

💬 Precisa de ajuda?