Segundo o Idec o Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor, o Brasil é o 4º maior consumidor de açúcar no mundo. O consumo diário de açúcar do brasileiro é estimado em 16,3%, sendo que para a Organização Mundial de Saúde (OMS) é um valor alto, pois a recomendação é de no máximo 10% de açúcar das calorias totais consumidas no dia.
Por que o consumo excessivo de açúcar faz mal a saúde?
Devido as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que são um dos maiores problemas de saúde pública, resultando em um elevado número de óbitos precoces e sem falar na perda da qualidade de vida.
O excesso de açúcar pode afetar negativamente a saúde. Veja alguns exemplos:
- Fígado- Excesso de glicose transformado em gordura = o ganho de peso.
- Pâncreas- Excesso de insulina = ganho de peso
- Dentes- Excesso de açúcar = cáries
E o excesso de peso pode desencadear algumas doenças como, a obesidade, pressão alta, diabetes, doenças do coração, entre outras.
Afinal o que é açúcar?
Existem vários tipos, porém a recomendação da OMS é que seja reduzido o consumo dos açúcares livres, aqueles adicionados em alimentos e bebidas pela indústria, cozinheiro ou consumidor. Mas também os açúcares presentes naturalmente, mel, xaropes e sucos naturais.
Enquanto o açúcar de mesa diminui, o consumo de açúcares adicionados em produtos ultraprocessados, refrigerantes e doces prontos tem apresentado um aumento nos últimos anos.
E como não exagerar?
1º Passo- Fique atento aos rótulos
Na tabela nutricional não é obrigado a informação “açúcar”, eles aparecem como carboidratos. Na lista de ingredientes podem aparecer como: Glicose, glucose, lactose, açúcar invertido, maltose, xarope de malte, maltodextrina, melaço/ melado, xarope de milho, néctares, açúcar bruto, caldo de cana, entre outros.
Alimentos que contém grande quantidade de açúcar:
- 1 fatia de bolo de chocolate de 60 contem 34g de açúcar
- 2/3 de xícara de cereal matinal de milho de 30g contem 10g de açúcar
- 1 lata de refrigerante de cola de 380ml contem 37g açúcar
- 2 a 3 unidades de bolacha recheada de 30g contem 10g de açúcar
- 1 copo de néctar de uva de 200ml contem 25g de açúcar
- 1 sachê de suco em pó de 25g contem 18g de açúcar
2º Passo- Reduzir o consumo de açúcar
O seu paladar pode se adaptar se reduzir aos poucos o açúcar acrescentado nas bebidas.
3º Passo- Na hora de substituir cuidado com o adoçante
Substituir sempre o açúcar por adoçante talvez não seja a melhor escolha, pois não há comprovações de que essa troca traga vantagens a saúde, assim o paladar ainda fica habituado a preferir alimentos doces. Alimentos light, diet ou zero geralmente substituem o açúcar por adoçantes então fique de olho no rótulo.
4º Passo- Prefira comida de verdade!
Segundo o guia alimentar brasileiro, prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Dispense alimentos industrializados.
FONTE: Idec