Congelamento dos vegetais

Com a evolução da sociedade, em que a maioria das refeições são realizadas fora de casa, a compra de vegetais in natura tem se tornado uma preocupação, tendo em vista a rápida degradação, e consequentemente desperdício.

A melhor solução neste caso é o congelamento destes alimentos, porém não deve ser simplesmente colocado dentro do freezer, antes deve ser realizado um procedimento chamado branqueamento.

O branqueamento tem como objetivo a inativação de enzimas que escurecem o alimento, mantendo assim a cor, o cheiro, o sabor e as características nutricionais. O processo ainda elimina os microrganismos superficiais e impede a proliferação daqueles responsáveis pela degradação do alimento, aumentando assim a vida útil do alimento. Este procedimento porém não pode ser utilizado para alguns alimentos, pois muda a textura e sabor ao serem descongelados, como os folhosos, pepino, rabanete e tomate.

Siga os passos a seguir e consuma sempre seus vegetais naturais, mas sem desperdício:

  1. Higienizar os vegetais com solução clorada e logo após realizar o enxague (veja o passo a passo: http://www.lumixconsultoria.com.br/?p=1973 )
  2. Em caso de alimentos com casca, descasque e pique da forma que será utilizado quando for prepará-lo;
  3. Mergulhe os vegetais em água quente por no máximo 10 minutos, o vegetal não pode ficar totalmente cozido, desta forma quanto menor for o corte dos vegetais, menos tempo irá ficar na água quente;
  4. Retire da água com auxílio de uma peneira e mergulhe imediatamente em uma água gelada;
  5. Retire da água gelada e deixe escorrer a água;
  6. Embale os vegetais porcionados na quantidade em que será utilizado, pois deverá ser descongelado uma única vez;
  7. Identifique com a data de manipulação e validade de 30 dias;
  8. Transfira para o freezer para congelar.

 

Compartilhe:

💬 Precisa de ajuda?