Manter o restaurante em perfeitas condições de higiene e manipular adequadamente os alimentos antes, durante e depois do preparo não serve apenas para cumprir com as normas da agência sanitária do país. Cuidar do estabelecimento e dos produtos é se preocupar com a saúde e o retorno dos clientes. De olho nas DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos) a ANVISA estabeleceu algumas regras para evitar intoxicações alimentares por ingestão de alimentos contaminados. Confira algumas dicas importantes para não escorregar na sujeira e deixar o local de trabalho em excelente condição!
– Manter as instalações físicas íntegras;
– As caixas de gordura e de esgoto devem estar localizadas fora das áreas de preparo e de armazenamento de alimentos. A caixa de gordura pode ser moradia de insetos;
– Não deixe produtos de limpeza junto com os alimentos estocados. E não se esqueça de usar somente produtos regularizados, com o número de registro no Ministério da Saúde sempre impresso no rótulo.
– O manipulador de alimentos, deve estar sempre limpo, com as unhas aparadas e cabelos presos com touca;
– O uniforme só deve ser usado na área de preparo dos alimentos, pois o tecido pode servir de transporte de microorganismos patogênicos e assim contaminar a refeição.
Para conferir mais dicas e ficar por dentro das regras e exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entre em contato com a Lumix Consultoria.