É fato que estar com diarreia é bastante incomodo e muitas vezes impede a pessoa de proceguir sua rotina de trabalho. A maioria das pessoas quando se encontram nessa situação, procuram uma forma de parar com a diarreia, esta porém não é a melhor escolha.
A diarreia é uma defesa do corpo para eliminar vírus, bactérias ou parasitas, os três principais causadores da doença, podendo ser advindo do consumo de alimentos ou bebidas contaminadas. Junto com esses micro-organismos, saem água, sais minerais e outros nutrientes, além das fezes.
O problema não deve ser interrompido por remédios, e passa sozinho em dois dias a duas semanas. Os primeiros momentos são os piores, em que há mais volume de cocô e/ou vômito. Após três dias, a mucosa do intestino é capaz de se regenerar totalmente.
A principal recomendação é tomar muito líquido – como água, água de coco, sucos, chás, isotônicos e o soro de reposição oral (disponível nos postos de saúde) –, manter uma alimentação leve e esperar que a situação passe. Refrigerante não deve ser consumido nesse caso.
Situações mais graves, em que o indivíduo fica sem forças e desnutrido, exigem internação. O paciente também pode apresentar náusea, vômito, febre, dor abdominal e até sangue ou muco nas fezes.
Fonte: Bem Estar