Tipos de arroz

Existem vários tipos de arroz: arbóreo, vermelho, negro, etc. Porém vamos falar sobre os mais comumente utilizados na culinária brasileira: polido, parboilizado e integral. Você conhece as diferenças? Vejamos:

Arroz polido ou branco: para deixá-lo branquinho, ele passa por um processo chamado de polimento ocasionando a perda de 75% dos seus nutrientes. Ele é rico em carboidratos e pobre em nutrientes.
Arroz parboilizado: é um arroz previamente fervido, desta forma a água age sobre as partes solúveis do grão como as vitaminas hidrossolúveis e os sais minerais. Isso faz com que esses nutrientes, que antes estavam na camada externa, migrem para a camada interna, aumentando o valor nutricional do arroz. Assim o arroz parboilizado pode ser considerado melhor que o branco já que há uma maior quantidade de nutrientes. Porém o processo no qual ele passa faz com que ele perca uma grande quantidade de fibras.
Arroz integral: por não passar pelo processo de polimento, mantém todos os nutrientes como suas proteínas, vitaminas do complexo B, fibras (que auxilia no trânsito intestinal e não deixa com que ocorra pico de insulina) e sais minerais como o fósforo, o ferro e o cálcio.

Então não faça a escolha apenas pelo sabor, escolha o alimento mais nutritivo e menos processado, sua saúde agradece!!

Transgênicos: Seguros ou impróprios?

Os alimentos transgênicos são aqueles que foram geneticamente modificados para obter a característica desejada. Ainda é grande a desconfiança dos consumidores em consumir estes alimentos. Mas afinal eles são seguros ou impróprios?
De acordo com relatório de análise global do grupo conselheiro da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos, divulgado neste mês de Maio, o uso dos transgênicos é seguro para consumo e não prejudica o meio ambiente.
O relatório porém, não deixou claro se a tecnologia aumenta a produtividade agrícola, como a indústria alega.

Controle de qualidade

É muito comum recebermos algumas perguntas sobre controle de qualidade do tipo:  Os órgãos competentes, exigem de fato tantos controles? Há necessidade de preencher essa quantidade de planilhas? Existe uma eficiência nesses controles?    Diariamente é necessário o preenchimento? Consigo garantir a qualidade do produto final com esses controles? A equipe de colaboradores sabe a importância desse preenchimento? Posso modificar esses controles?

Você pode modificar sim, porém não pode deixar de ter implementado na sua empresa registros que evidenciam que há controle em todo processo produtivo dos alimentos. Sua empresa necessita de um controle efetivo, dinâmico, com monitoramento eficaz.

Sua equipe precisa ser estimulada e saber qual a real importância do controle de qualidade em uma empresa do segmento alimentício.

Fale com a Lumix Consultoria, que contribuiremos com a transformação da sua equipe e empresa!

💬 Precisa de ajuda?