Vegetais, frutas e hortaliças também conhecidas como hortifrutícolas, são inevitavelmente contaminadas na própria plantação, através do solo, da água que normalmente não é tratada e por animais e insetos do ambiente.
Em análise feita pela Universidade de Brasilia – UNB, foi constatado presença de fragmentos de ovos e larvas de insetos, coliformes a 45º C, entamoeba coli e balatidium coli em hortaliças minimamente processadas coletadas de diversos supermercados do Distrito Federal.
Desta forma é de grande importância que antes de consumir estes alimentos, seja feita uma higienização com solução clorada.
O uso de vinagre não é indicado, tendo em vista que não é eficaz na eliminação dos microorganismos.
No comércio encontramos diversos sanitizantes: líquido, em pó e em pastilha, todos estes são a base de cloro e possuem a mesma função, e devem ser utilizado de acordo com a recomendação apresentada no rótulo.
Podemos utilizar ainda a água sanitária, está porém deve ser sem cheiro e deve constar no rótulo a indicação de uso para higienização de hortifrutícolas.
Veja abaixo como higienizar corretamente seus hortifrutícolas:
1. Realizar uma primeira lavagem apenas com água corrente folha por folha ou unidade por unidade, retirando todas as sujidades e insetos visíveis;
2. Preparar a solução clorada na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água;
3. Deixar os hortifrutícolas submersos na solução por 10 minutos;
4. Enxaguar , armazenar ou consumir.